quarta-feira, 16 de maio de 2007

16/05comentários atividade 17/04

17/04

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDOS E APRENDIZAGEM ON-LINE

Li e reli o texto, mas são tantas as dificuldades, pois a linguagem da informática ainda me é estranha, principalmente da internet,mas isso não me deixa menos encantada com essas ferramentas e tudo que elas fazem. Quando ensino uma colega ou um aluno abrir um email e explico tudo sobre a ferramenta ,eles dizem :não vou lembrar de tudo isso ,principalmente se for um professor,e daí lhe digo é anotando tudo e usando sempre que nós vamos aprender a usar.E aqueles que usam não esquecem e voltam para buscar mais infirmções e usam o laboratório com seus alunos. São poucos os que se empolgam e percebem quanto isso faz bem aos alunos, tanto no prazer ,como na aprendizagem.

Essa foi uma das partes do texto que mais gostei, até por ser uma leitora de carteirinha de Paulo Freire, e uma incentivadora da leitura e também da sua pedagogiapara com meus alunos de magistério
"Penso, e nisso me ajuda Paulo Freire
(1983) que não é no fechamento e nem na pesquisa escondida, que se transforma o
mundo. É neste contexto que pensei o Argumento."

Pensando nisso Criei o Escontro de Educação Escola E N José Bonifácio e posteriormente o Encontro Regional de Educação que neste ano completa o seu terceiro ano. Neste Encontro nossas alunas trocam informações sobre suas leitura de diversos autores, mas tudo começou com Paulo Freire.( As alunas me olhavam e diziam Paulo Freira) Fizemos do DataShow nossa ferramenta que vai reproduzir para o público de toda região ,os slides que fizemos no Laboratório de Informática da Escola ou na casa dos alunos , sobre nossos livros lidos
Neste ano estaremos fazendo em forma de temas
Um grande desafio ,pois neste ano consegui envolver mais 3 professores,no ano passado envolvi 2 colegas,e assim nosso trabalho vais crescendo
Mas vamos o que interessa
Tudo que produzimos está gravado em CDs e guardado em minha casa
Essas ferramentas que estou estudando podem servir para socializar este trabalho.
Não é mesmo?
E reforça o que diz no paragrafo abaixo retirado na integra do texto,e o que meu filho sempre diz :
"Mãe você constrói tantas coisas e não divulga nada!"


"Nós educadores, alunos e professores, construímos, ao longo das nossas práticas,
textos, reflexões, apresentações, palestras, imagens, etc. – trabalhos de todos os tipos
que, na maioria dos casos, ficam empoeirando numa pasta ou esquecidos num arquivo
no computador. Saber isolado, inativo, morto. O blog Argumento é o ambiente geral do
projeto que tem como objetivo resgatar e agregar toda a produção dos educadoresuição de Conteúdos e Aprendizagem On-line"



"Além disso, a grande notícia é que todos estes meios são
gratuitos e acessíveis com poucos recursos tecnológicos."


Pensando nisso hoje já comecei a fazer uma atividade com os 1ºs magistérios
Quem não tinha e mail foi abrir no laboratório e na semana vindoura vamos abrir um blog para cada um e fazer a sua apresentação.
No ms de junho estarão colocando um texto tecido por eles, após a leitura de um livro simples de autoconhecimento
Ficaram felizes e disseram a professora é nossa "idola"
Eles amam esses trabalhos no Laboratório de Informática
e aprendem muito mais rapidamente
Eles estão lendo o livro com prazer , e garanto vão fazer um texto especial , pois vai para o Blog.
Sobre as ferramentas que não conheço vbou pesquisar mais e volto a falar sobre elas
Bom trabalho a todos
Aladir

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Aladir

Qual a tua compreensão sobre o uso do rss (da agregação de conteúdo) na educação? Como está sendo trabalhar com o bloglines?

abraço!